Jean-Philippe Nuel assina o projeto do Sofitel Villa Borghese
Jean-Philippe Nuel assina o projeto de renovação do novo Sofitel Villa Borghese
O renomado arquiteto e designer de interiores francês, Jean-Philippe Nuel assina o projeto de renovação do novo Sofitel Villa Borghese, em Roma. O projeto combina a elegante Art de Vivre francesa com a opulência do barroco italiano.
O hotel está situado em uma rua tranquila da Cidade Eterna, a poucos passos da Piazza di Spagna, Villa Medici e das principais atrações do centro historico de Roma.
Jean-Philippe Nuel, enquanto estudante de arquitetura da École des Beaux-Arts em Paris, viveu por um determinado período em Roma, onde fez alguns cursos complementares. “Eu fiquei na escola francesa, a alguns passos do Sofitel Villa Borghese, portanto, esta reforma foi para mim, muito emocionante e prazerosa”, afirma o arquiteto.
No século 17, o rei Luís XIV hesitou entre o barroco de Bernini e o classicismo francês de Perrault para construir a Colunata do Louvre e acabou optando pelo último. A Colunata de Perrault é celebrada como a principal obra-prima do classicismo arquitetônico francês. Em uma escala mais frugal, a reforma do hotel reflete a ligação entre os dois estilos.
Lobby
No lobby do hotel, o branco das paredes em boiserie assinala a comedida elegância francesa e contrasta com o piso de mármore policromado, que simboliza a exuberância da joie de vivre italiana. O piso em mármore foi parcialmente preservado e, quando necessário, suplementado por tapetes feitos sob medida ou por mármore policromado.
Quartos
Os quartos fazem parte da identidade do projeto e é uma extensão do piso térreo. Aqui o protagonista é o teto, que retoma o estilo da arquitetura italiana, por meio dos afrescos. O piso em parquet de carvalho, as cabeceiras e as paredes limpas, transmitem aos espaços uma linguagem residencial.
Rooftop
O Sofitel Rome Villa Borghese abriga no topo do edifício um elegante lounge, um bar e um restaurante. A vista é deslumbrante; de um lado para os ciprestes das Villa Borghese e Medici, e do outro, uma vista panorâmica de Roma, abrangendo desde a Basílica de São Pedro no Vaticano até o Rio Tibre.