Casa em Highgate Hill
A empresa londrina LLI Design liderada pela designer Linda Levene, reformou recentemente uma casa de 7 andares em Highgate Hill, área arborizada e muito desejável de Londres. A residência rendeu ao escritório de arquitetura o prestigiado prêmio de Design de Interiores: UK Property Awards 2017/18 in association with Bentley Motors.
Os proprietários ambicionavam uma casa contemporânea, embora receassem que essa pudesse ficar fria e impessoal. A chave para o sucesso foi repensar a dinâmica e alterar os layouts de todos os espaços.
Com aproximadamente 350 metros quadrados, distribuídos em sete andares, a casa era vertical demais! Para mim é impossível imaginar que uma casa com sete pavimentos possa ser funcional. Uma escadaria central unia todos os andares. Os quartos pareciam desconectados um do outro, a iluminação era ineficiente e os ambientes sombrios. LLI Design aceitou o desafio e converteu os antigos e inóspitos espaços em ambientes coloridos, acolhedores e harmoniosos.
A família dispunha de uma grande coleção de pôsteres vintage e gostaria que eles ocupassem um lugar de destaque na residência. Esse foi o ponto de partida que permitiu aos designers formar um pano de fundo gráfico nos ambientes.
Foram acrescentadas claraboias e janelas que vão do piso ao teto, o que melhorou muito a iluminação da residência. A cozinha existente ficava no segundo andar. Com a reformulação foi para o primeiro piso da propriedade e passou a ter acesso ao terraço e jardim por meio de portas deslizantes. Ficou leve e arejada.
O segundo andar, onde originalmente ficava a cozinha, foi destinado à sofisticada lavanderia, que ganhou marcenaria em laca branca fosca e azul noite, além de papel de parede Clouds da Cole & Son Fornasetti.
O living ficou no terceiro andar. A lareira existente foi removida e substituída por outra, feita sob medida, em Pietra Serena. As suítes dos filhos foram para o quarto andar, onde o lúdico foi incorporado aos espaços com maestria. A suíte master existente no quinto pavimento apresentava um quarto com grandes dimensões e banheiro privativo e closet muito pequenos. Foi reconfigurada, diminuindo o tamanho do quarto e aumentando significativamente o tamanho do banheiro e closet, o que proporcionou aos proprietários um ambiente mais luxuoso.
A automação residencial foi um importante elemento do projeto, particularmente por ser uma casa onde a circulação vertical em todo o edifício é constante e vários andares seriam utilizados simultaneamente. Iluminação, temperatura e som foram personalizados para cada ambiente. Alto-falantes embutidos no teto e alto-falantes externos no jardim e terraços, permitiram que diferentes músicas fossem reproduzidas em cada um dos espaços, controlados apenas por dispositivos como um iPhone ou iPad. Confira:
Imagens: Rick Mccullagh – LLI Design
Marie B Giordano
Beautiful:-)